Menu
Programa de primeiro emprego é retomado e mais de 1,5 mil jovens voltam às atividades no Tocantins
Após acordo com o Ministério Público, Governo do Estado garante continuidade dos contratos e devolve oportunidade de trabalho a jovens que estavam afastados.
Por Administrador
Publicado em 06/01/2026 16:04 • Atualizado 06/01/2026 21:00
Tocantins

Mais de 1.500 jovens participantes do Programa Jovem Trabalhador voltaram aos seus postos de trabalho nesta segunda-feira (5) após acordo firmado entre o Governo do Estado, a Renapsi e o Ministério Público do Tocantins, que garantiu a continuidade dos contratos, a formação teórica e prática e os direitos trabalhistas dos participantes até o término regular dos vínculos. O retorno ocorre depois de o programa ter sido suspenso pela gestão anterior, em meio a suspeitas de irregularidades no controle de frequência e possíveis inconsistências contratuais, que chegaram a motivar auditorias e análise técnica pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. O Governo destaca que a iniciativa é importante para qualificação profissional e inserção dos jovens no mercado formal, mas a população tem razão em cobrar que ações assim não fiquem dependentes de impasses administrativos. Programas voltados ao primeiro emprego precisam ser estáveis e bem geridos, pois representam portas de entrada concretas para quem busca crescimento profissional e autonomia financeira. Além disso, especialistas lembram que, apesar do avanço em oportunidades para jovens no mercado de trabalho em anos recentes, ainda há desafios para manter uma trajetória sustentável de inserção profissional que contemple qualificação, remuneração digna e continuidade de políticas públicas eficazes. 

"A retomada do programa é uma boa notícia, especialmente para milhares de jovens que dependem dessa primeira oportunidade para ganhar experiência, renda e dignidade. Ao mesmo tempo, o episódio serve de alerta para que políticas públicas voltadas à juventude sejam conduzidas com mais planejamento, transparência e continuidade, evitando interrupções que afetam diretamente sonhos e projetos de vida."

Comentários